15/07/2017 09:43

MOTOCROSS

Motocross é destaque na programação da Temporada de Praia deste domingo em NX

Ezio Garcia
Motocross é destaque na programação da Temporada de Praia deste domingo em NX

Será neste domingo (16) a partir das 14 horas, no Autódromo Necão, no bairro Olaria, a competição de Motocross promovido por amantes do esporte no município, com realização da Prefeitura e Câmara Municipal.

Uma das principais atrações da programação do segundo final de semana da Temporada de Praia/2017 em Nova Xavantina, o evento deverá atrair grande público, pela identificação de motociclistas locais com a prática do esporte.

A cidade já foi campeã estadual duas vezes na modalidade, com os pilotos Baianinho e Janio Rezende, no final dos anos 80.

À frente da organização do evento deste domingo está o empresário Genésio Neves Negreiros, ex-presidente do grupo Tribo do Mato e aficionado do motociclismo, um dos fundadores do esporte no município.

Dividido em quatro categorias: Iniciantes Nacional, Nacional 230 cc, Força Livre Nacional e Força Livre Importada, a competição premiará com troféus e quantias em dinheiro os cinco primeiros colocados em cada categoria.

“Estamos tentando resgatar a história do motocross em Nova Xavantina” disse Genésio, para quem o evento deste domingo será uma ótima oportunidade de revivermos nosso passado vitorioso no motociclismo.

ESTRUTURA

Com 900 metros de trajeto, o Autódromo Necão tem o nome em homenagem ao piloto filho do saudoso agricultor Eustácio Petter, Eduardo Petter, Necão, falecido precocemente em acidente com choque elétrico na fazenda da família.

A Prefeitura viabilizou a entrega de energia elétrica definitiva no local, colocando transformador e instalando padrão trifásico, com o qual os motociclistas acionam a bomba d’água que molha a pista através dos 82 aspersores adquiridos para o sistema de irrigação.

Segundo Genésio, tanto a bomba quanto os aspersores e a cerca de segurança colocada no autódromo, foram adquiridos pelo grupo motociclistas locais amantes desta modalidade esportiva, que se cotizaram para fazer o investimento.

“A corrida será toda ela cronometrada por transpondes, colocados nas motos” disse o empresário, o que garantirá a precisão dos resultados.

Com entrada franca, o Motocross-NX 2017 deverá contar com a infraestrutura dos grandes eventos esportivos e culturais, com vendedores ambulantes de espetos, cerveja, refrigerantes, algodão doce, etc.

O início será a partir das 14 horas.

HISTÓRIA

A prática do motocross já foi lenda no município, tendo chegado ao seu auge durante o mandato do ex-prefeito Dr. Oswaldo Toyama, quando Nova Xavantina se tornou duas vezes campeã estadual da modalidade.

Na época, representavam NX os pilotos Baianinho e Janio Rezende, ambos de Piranhas-GO.

Genésio lembra que os corredores chegaram a se mudar para Nova Xavantina e estabelecer comércio na cidade: “Eles montaram oficina alí onde hoje é o Proal Radiadores” lembrou.

 


Compartilhe essa notícia